Se não fizer o diagnóstico e tratamento precoces ainda no pré-natal, existem motivos para preocupação, sim.
👉🏻 Essa condição é chamada de Eritroblastose Fetal, uma doença hemolítica que ocorre quando a mãe tem o fator sanguíneo Rh negativo e o bebê, positivo (herdado do pai).
1️⃣Quando isso acontece, o sistema de defesa do corpo da mulher entende que o feto é um intruso e começa a combater o invasor produzindo anticorpos que podem atravessar a placenta e atacar os glóbulos vermelhos do bebê.
2️⃣ Isso pode causar no bebê uma anemia, icterícia, insuficiência cardíaca e até mesmo levá-lo à morte durante a gestação ou após o parto.
🤰🏻Por isso, o melhor tratamento para a Eritroblastose Fetal é a PREVENÇÃO, que deve ser feita antes mesmo da gestação.
🧑🏻⚕️Numa consulta pré-concepcional, o casal pode conhecer, antes mesmo de engravidar, os seus tipos sanguíneos para saber se pode haver incompatibilidade no fator Rh. Se houver, é necessário que a mulher tome a vacina imunoglobulina, que vai proteger o bebê de possíveis complicações.
⚠️ Detalhe importante: numa primeira gestação a incompatibilidade sanguínea entre o casal não vai interferir na saúde do bebê, mas a eritroblastose pode acontecer numa segunda gestação, caso o bebê também tenha Rh positivo. Por isso é importante tomar a vacina.
♦️Se a mulher já estiver gestante, é necessário fazer o teste de Coombs que avalia a presença de anticorpos anti-Rh. Se for negativo, será necessária a aplicação da vacina logo após o parto ou antes, caso a gestante sofra algum sangramento.
• Sâmia Guimarães
Ginecologia e Obstetrícia
CRM-29.983 / RQE: 19006
Blog
Anticoncepcionais: Genéricos têm a mesma eficácia que as versões de marca?
É genérico, mas você pode confiar tranquilamente! 😌 Não é porque o AC é mais barato que significa que ele é pior. É apenas uma