Não é coisa da sua cabeça, mulher! Se você já passou por uma gestação e percebeu que seus sapatos ficaram um pouquinho apertados depois, ou você teve até que aumentar a numeração deles, saiba que isso pode acontecer mesmo.
Uma pesquisa da Universidade de lowa, que acompanhou 49 mulheres entre o primeiro trimestre de gestação até cinco meses após o parto, constatou os pés de 70% dessas mulheres se tornaram mais comprido e mais largo.
MAS POR QUE ISSO?
Durante a gestação, o corpo da mulher passa por muitas mudanças e se adapta para dividir o espaço com um bebê que está crescendo ali. E um dos hormônios responsáveis por isso é a relaxina, que faz com que os ligamentos e articulações fiquem mais “relaxados”.
Isso pode afetar os pés, de forma temporária, com o avançar da gestação, porque a mulher ganha mais peso e o corpo aplica uma maior pressão sobre os pés, deixando eles mais achatados e maiores.
OS PÉS VOLTAM AO NORMAL
Após o parto, é possível que os pés voltem ao tamanho anterior, sim. Mas, em algumas mulheres, isso pode levar semanas, meses ou também pode não voltar ao tamanho normal de antes, e será preciso comprar sapatos um pouco maiores.
Você percebeu alguma diferença no tamanho dos seus pés depois da gravidez? Me conta aqui nos comentários.
• Sâmia Guimarães
Ginecologia e Obstetrícia
CRM-29.983 / RQE: 19006
Blog
Anticoncepcionais: Genéricos têm a mesma eficácia que as versões de marca?
É genérico, mas você pode confiar tranquilamente! 😌 Não é porque o AC é mais barato que significa que ele é pior. É apenas uma